É um texto que agrega outros textos, cujo acesso se dá através de referências denominadas hiperlinks ou links. Estes textos são destacados no texto principal e dão acesso a informações que complementam o mesmo.
O conceito de link, ou ligar textos, foi criado por Ted Nelson, filósofo e sociólogo americano, nascido em 1937 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes. Pioneiro da tecnologia da informação, inventou os termos hipertexto e hipermídia em 1963 e os publicou em 1965. Para Ted Nelson, uma interface para um usuário deveria ser tão simples que um iniciante, numa emergência, deveria entendê-la em 10 segundos.
O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas, pois os remete para outra página ao clicar nos links.
Na educação, o hipertexto pode motivar o aluno à pesquisa, pois através dos links disponíveis ele pode acessar vários textos de outros autores que expõem suas ideias sobre um mesmo assunto. Nessa busca por determinado tema, o aluno acaba descobrindo, de uma maneira casual, outras informações. Desta forma, o que era para ser uma leitura rápida sobre determinado assunto, resulta numa pesquisa rica em detalhes informações que ampliarão seus horizontes, motivando-os a procurar mais, criando elos entre os temas, despertando o interesse pela leitura, análise, criticidade e reflexão, indispensáveis a construção do conhecimento.
Link do endereço de referência:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertext
Nenhum comentário:
Postar um comentário